Reabilitação
A Fisioterapia é uma das especialidades mais freqüentes no processo de Reabilitação. Ela trabalha para a recuperação da função, da melhoria da mobilidade, alivio da dor e prevenção ou limitação das disfunções físicas de pacientes vitimas de lesões ou doenças.
Avalia e aborda as seguintes variáveis: força muscular, amplitude de movimento, equilíbrio coordenação, postura, habilidade, respiração e função motora, utilizando como recursos cinesioterapia, mecanoterapia, eletroterapia, termoterapia e técnicas manuais. Estimulam a habilidade do paciente para ser independente e se reintegrar na comunidade ou retornar ao trabalho.
A Fisioterapia pode ser definida como uma ciência aplicada à prevenção e tratamento da saúde por meio de recursos físicos. Sua aplicação necessita do entendimento das estruturas e funções do corpo humano. Ela estuda, diagnostica, previne e trata os distúrbios, entre outros, cinético-funcionais (da biomecânica e funcionalidade humana) decorrentes de alterações de órgãos e sistemas humanos. Além disso, a Fisioterapia estuda os efeitos benéficos dos recursos físicos como o movimento corporal, as irradiações e correntes eletromagnéticas, o ultrassom, entre outros recursos, sobre o organismo humano.
Frente ao tratamento fisioterápico, é essencial distinguir entre os conceitos de reabilitação e recuperação, que ao serem confundidos acabam gerando falsas expectativas e angústias nos pacientes e familiares. Reabilitação compreende um conjunto de procedimentos terapêuticos, aplicados a pessoas portadoras de incapacidades, com o objetivo de restabelecer a funcionalidade das capacidades físicas, psíquicas, sociais e profissionais, permitindo a retomada de seus papéis na família e na sociedade. Já recuperação consiste em retomar o perdido, ou seja, adquirir novamente certa função ao curar-se. Segundo a autora, os pacientes buscam os centros de reabilitação com o intuito de recuperar os movimentos perdidos, confundindo a aquisição de independência com a cura, sendo que a conscientização de suas reais possibilidades ocorre durante o processo de reabilitação com o auxílio dos profissionais e familiares.