Podologia
O termo Podologia origina-se do grego arcaico tendo por prefixo Podos = Pé, Pés e sufixo Logos = tratado, estudo, conhecimento. Formando então Podologia: nome da ciência que trata do estudo dos pés. Podologista/podiatra – termo obviamente com as mesmas origens que designa a pessoa que aplica terapia nos pés, com estudo superior ou técnico – científico adequado em Podologia, aprofundado da anatomia, fisiologia, podopatias e conhecimento biomecânico dos pés.
Podologia é um ramo auxiliar da área da saúde cuja atuação concentra-se na anatomia e fisiologia dos pés. Desenvolve conhecimento biomecânico do tornozelo e dos pés, a fim de compreender a marcha e os problemas que a dificultam, podendo desta forma, implementar tratamento prescrito por profissionais da área médica.
Bases do nosso corpo, os pés são pequenas plataformas que nos suportam e se movimentam, nos dando a oportunidade de: ir, vir, pular, chutar, correr, saltar, dançar, enfim, de exercer inúmeras atividades que exijam movimento. Com eles entramos em contato com a textura, temperatura e tudo que envolve nossa sensibilidade tátil.
Através deles, nossos pés, nos conectamos com o mundo. No momento em que pisamos descalços na terra, entramos em contato direto com nossa origem primitiva, interagimos com ela. Ela nos dá nova energia e absorve nossas tensões, nos revigorando. E assim descarregamos influências negativas, que por ventura estejam em nosso interior. É um ciclo, como tudo em nossa vida.
Pensando na grande importância que têm os pés em nossas vidas, a podologia completa através de conhecimentos profundos, o significado dessas estruturas no decorrer da nossa vida. Desde a pele que os recobre, o conjunto das células que a forma, seus nervos, músculos, tendões, estrutura óssea até como prevenir e cuidar das patologias (doenças) que os acometem. O tratamento multidisciplinar faz parte do dia-a-dia do podólogo, ou seja, ortopedista, dermatologista, micologista e podólogo formam um conjunto de profissionais que deve ser respeitado em todos os níveis, principalmente no que diz respeito ao limite de atuação de cada um.
A podologia também nos esclarece quanto à postura profissional, higiene e conscientização quanto à esterilização e técnicas convencionais e inovadoras, pois sabemos que tanto o antigo como o novo, têm muito a nos ensinar.
O podólogo é um profissional que atua na área da saúde e sua formação lhe dá capacidade para tratar de casos em diferentes níveis de patologias. Conhecimento, atualização e, principalmente, estudo são os principais aliados do podólogo no decorrer da sua profissão.
Preencher a ficha e a anamnese, saber lidar com calos, calosidades, verrugas plantares, unhas encravadas, fissuras, micoses, verificar a marcha, confeccionar anteparos, fazer teste de sensibilidade e orientar os clientes sobre medidas de prevenção, é da competência do podólogo e essa como todas, deve ser exercida com profissionalismo e dedicação.