Antes da cirurgia
1. Manter jejum de no mínimo 8 horas, após uma refeição leve;
2. Durante o jejum de 8 horas só poderá ingerir água, chá sem açúcar (adoçante permitido) e suco de laranja COADO e sem açúcar, por até no mínimo 3 horas antes da internação;
3. Com poucas exceções (confira com seu anestesista), tome sua medicação habitual até o momento de sua cirurgia;
4. Dias antes da cirurgia plástica, evite o uso de ácido acetilsalicílico (AAS, Aspirina, Buferin e similares), anti-inflamatórios não hormonais (Voltaren, Cataflan e similares), fórmulas para emagrecimento ou outras medicações estimulantes;
5. Procure não fumar nas duas semanas que antecedem sua cirurgia plástica;
6.Procure dormir cedo na véspera de sua cirurgia plástica e evitar bebidas alcoólicas
7. Tomar banho no dia da cirurgia com sabonete neutro, lavar e secar bem os cabelos.
8. Não depilar próximo à área a ser operada, exceto sob recomendação médica;
9. Levar a cinta elástica, conforme a orientação médica ;
10. Comunique ao Médico Anestesista a respeito do uso de qualquer medicamento, drogas ilícitas ou alergias a medicações e alimentos;
11. Venha sem esmaltes de unha e sem maquiagem;
12. Retire jóias, bijuterias, relógios e objetos de valor;
13. Levar os exames para o hospital, assim como seus documentos pessoais e a guia de internação;
14. Traga roupas leves e fáceis de vestir;
15. Em caso de dúvidas, não hesite em esclarecê-las com um médico da equipe;
16. Procure ficar o mais tranqüilo possível, pois você está muito bem acompanhada com sua equipe médica.
Pós-Operatório
A paciente costuma sentir dor de moderada intensidade nos primeiros dias após a cirurgia, mas ela pode ser controlada com analgésicos e anti-inflamatórios comuns. Além disso, surgem equimoses (manchas roxas) que costumam desaparecer após 2 semanas.
O inchaço que aparece melhora progressivamente nos primeiros 2 meses, principalmente com o uso da cinta modeladora e após o início das sessões de drenagem linfática com ultrassom. Elas devem ser iniciadas no 3º dia de pós-operatório com um número mínimo de 3 sessões semanais. Esta terapia ajuda na regressão do edema e na diminuição do endurecimento (fibrose) da área operada. Além disso, a cinta modeladora deve ser utilizada durante 2 meses.
Após o 3º mês, a diminuição do edema pode chegar a 70-80%. No entanto, o resultado definitivo é atingido somente após 6 meses da cirurgia. Neste período, à medida que o edema é reabsorvido, pode ser que alguns ajustes sejam necessários para adaptação da costura da cinta modeladora.
Evitar exposição solar durante 3 meses, caso isto ocorra, utilizar protetor solar FPS 30 reaplicando a cada 3 horas para uma proteção segura.
Os cuidados
A preocupação com os cuidados no pré e pós-operatório tem demonstrado fator preventivo de possíveis complicações e promoção de um resultado estético mais satisfatório.
Atualmente, a fisioterapia vem agregando notável importância a este segmento. Utilizando-se de seus recursos específicos, como: acelerar o processo de recuperação pós-operatória, – prevenção e controle de complicações comuns.» Aspectos Gerais do Pós-operatório. A fisioterapia apresenta maior atuação neste período. É importante ser realizada reavaliação fisioterápica, onde serão analisadas as características decorrentes à cirurgia. Neste momento, também serão comparados os dados documentados na avaliação anteriormente realizada. Alguns aspectos apresentam maior importância, como: análise do trofismo cutâneo e muscular, análise do edema, análise da cicatriz e análise da dor e sensibilidade.
O planejamento do trabalho fisioterápico no pós-operatório é amplamente variável e depende das características apresentadas na avaliação, do tipo de cirurgia realizada, e do tempo de pós-operatório.